Não, tomar líquidos enquanto come NÃO engorda, mas causa outro efeito no seu estômago.
Assim que você começa a mastigar, o corpo inicia o processo de digestão e muita coisa acontece. Ainda na boca, temos a presença da liberação de enzimas encontradas na saliva. Elas complementam o bolo alimentar.
Se você mastigar bem os alimentos, não será necessário ingerir líquidos para engolir. Seu corpo já te ajudou com essa etapa.
Mas as pessoas têm pressa e insistem em comer rapidamente, pulando etapas sem deixar o corpo agir, então bebem algo para engolir a comida sem problemas.
Quando comemos e bebemos, acontece alguns efeitos no estômago:
1 - Ele terá mais trabalho para quebrar alimentos em pedaços menores, precisará da ajuda de mais ácido gástrico que o normal.
2 - Ao acrescentar líquidos, a ação das enzimas digestivas é reduzida, diluindo seus efeitos, então precisará de mais ácido gástrico para dar conta.
O resultado de tudo isso é o excesso de ácido clorídrico, que pode causar gastrite e outros problemas estomacais; a dilatação do estômago, que causa um inchaço abdominal e interferir no controle da fome e saciedade.
#Dica: procure beber água 30 minutos ANTES das refeições, eliminando a sede e estimulando mecanismos de digestão.
Ah! E não coma rápido, viu? A pressa é a inimiga da digestão.
#KikoMedicina #medicinaesportiva #digestao #estomago #gastrite #acidogastrico #inchaçoabdominal #saúde #saudeebemestar #alimentacaosaudavel #habitosaudavel #alimentacao
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!