É comum ver terapeutas recomendando exercícios físicos a pacientes com quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos psíquicos. Mas como os exercícios podem ajudar?
A prática de esportes libera pelo menos 4 hormônios benéficos para o nosso corpo e mente:
A serotonina, o hormônio que dá a sensação de prazer e bem estar;
A endorfina, conhecida como “hormônio da alegria”;
A dopamina, que gera efeito tranquilizante e analgésico na pessoa;
E a irisina, uma das mais importantes pois protege o cérebro, ajuda a diminuir a gordura corporal e diminui a resistência à insulina.
Nosso corpo possui uma interligação de todos os hormônios e a homeostase (equilíbrio) deles é fundamental para a saúde.
Juntos, os hormônios colaboram para o aumento de disposição do nosso organismo, assim sentimos menos impactos dos sentimentos negativos.
E se você costuma sentir bastante estresse, saiba que os exercícios também ajudam a relaxar e trazer equilíbrio psicossocial, além de deixar nosso corpo ocupado o suficiente para mudar o foco das preocupações.
Se o seu dia não está indo bem, apenas faça um pouco de exercícios aeróbios, como uma caminhada, corrida ou esportes de 30 a 50 minutos. Tenho certeza que vai se sentir melhor assim que completar a atividade.
Quer saber mais sobre sua saúde hormonal? Agende sua consulta.
#KikoMedicinaEsportiva #medicinaesportiva #medicodoesporte #medicina #esporte #saúde #saudeebemestar #estilodevida #vidasaudavel #doencasemocionais #ansiedade #depressao #atividadefisica
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!