O alongamento não é só para praticantes de atividade físicas. Ele é indicado para todos, inclusive os sedentários.
Como funciona o alongamento?
Ao nos alongarmos, fazemos microlesões no tecido conjuntivo que se encontra nos músculos e tendões, e isso já faz com que ocorra liberação de mediadores inflamatórios e aumento da circulação sanguínea.
Com as fibras “alongadas” e com aumento da circulação, nossos músculos ficam prontos para trabalhar. Não importa a atividade que executaremos, se será para correr, nadar, pedalar, limpar a casa ou até mesmo ir no mercado, tudo necessita de “trabalho muscular”.
Músculos encurtados criam um aumento de desgastes nas articulações, simplesmente por física , nossos músculos esqueléticos trabalham com sistema de alavancas. Quanto menor a alavanca, mais força será aplicada no ponto de apoio (Arquimedes). Isso que ocorre em nossos joelhos, quadris, etc.
Nossas articulações são formadas por um tecido conjuntivo nobre, cartilagem, que tem uma consistência macia e uma superfície lisa, sendo essa ainda “lubrificada “ pelo líquido sinovial. Existindo um encurtamento muscular/tendinoso, há um aumento da pressão intra-articular com atrito e lesão das cartilagens.
Quanto mais alongados e hidratados, a vida útil de nossas articulações também se “ALONGARÃO”.
Atividade física é o remédio para uma boa vida.
#KikoMedicinaEsportiva #MedicinaEsportiva #MédicoDoEsporte #Alongamento #Treino #Academia #Exercício #Lesão #TensãoMuscular #Fitness #Saúde #EmagreçaComSaude #SaúdeeBemEstar #Medicina
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!