A pesquisa, publicada na revista científica BMJ Open Sport & Exercise Medicine, contou com 369 participantes (entre 64 e 75 anos), os quais foram acompanhados por 4 anos através do estudo clínico Live Active Successful Aging (LISA).
Eles foram separados em três grupos: levantamento de pesos pesados(musculação)3 vezes por semana, treinamento de intensidade moderada (envolvendo circuitos que incorporavam exercícios com peso corporal e faixas de resistência 3 vezes por semana) e grupo de comparação ( endurance/ aerobico)
A diferença mais significativa notada ao fim do estudo, quatro anos após seu início, foi na força das pernas, preservada no mesmo nível no grupo de treino de resistido com pesos pesados (musculação), diferente dos outros grupos da pesquisa.
Outro ponto que chamou atenção dos pesquisadores foi a permanência dos mesmos níveis de gordura visceral – a gordura que é armazenada internamente ao redor dos órgãos – nos grupos de treinamento de resistido com pesos pesados e exercícios de intensidade moderada, mas tendem a ser menor nos treinos de (aeróbico) confome em outros estudos.
Dessa forma, a equipe afirma que alguns parâmetros não dependem a longo prazo apenas da carga de peso ou da intensidade aplicada nos exercícios.
"Este estudo fornece provas de que o treino de resistido com cargas pesadas (musculação)apos 70 anos pode ter efeitos a longo prazo ao longo de vários anos.
Os resultados, portanto, fornecem meios para os profissionais de saúde e politicaspublicas de saúde encorajarem os indivíduos mais velhos a envolverem-se em treino de resistido pesado(musculação)”escreveram os autores.
O que você acha disso ?
Fonte: https://bmjopensem.bmj.com/content/10/2/e001899
Se os resultados já são impressionantes para o grupo de 64 a 75 anos, imagine o potencial para quem começa a cuidar da saúde mais cedo?
Não adie mais, inicie sua transformação pessoal hoje mesmo!
(13) 99667-1110
CRM 111.657 - SP
Av. Conselheiro Nébias, 580 - cj 24 - Boqueirão - Santos/SP
#drjoaofaria #santossp #esporte #saúde #musculação #bodyfit #estilodevida #vidasaudável #fortalecimentomuscular
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!