A dor muscular não está atribuída diretamente aos exercícios de alta intensidade pois é possível sentir as dores mesmo praticando atividades mais leves, como ginástica.
Quando praticamos exercícios de musculação, estamos criando microlesões nas fibras musculares para que eles possam crescer. A dor pode não aparecer na hora, mas entre 12 e 48 horas, podendo variar entre dores locais e fortes dores generalizadas, quase impossível de se mexer.
Mas a questão principal é: posso me exercitar com músculos doloridos?
Primeiro, quão dolorido você está? Dependendo do nível da dor, o ideal é que você descanse primeiro, evitando que seu rendimento caia e prejudique a hipertrofia muscular.
Sabendo o nível da dor, você pode definir o nível do exercício. Se for suportável, pratique exercícios leves para aumentar a circulação dos músculos e melhorar a mobilidade aos poucos, reduzindo a dor tardia.
E vá com calma. Seu corpo não será definido da noite para o dia, por isso o ideal é que você comece com exercícios mais leves e vá subindo gradualmente.
Para reduzir as dores, uma boa massagem pode ajudar (na medida certa para não aumentar a inflamação no corpo). Evite fazer uma sequência de vários dias de exercícios, criando janelas de descanso para o seu corpo e melhorando o condicionamento físico.
#KikoMedicina #medicinaesportiva #musculação #exercícios #academia #treino #treinoaltaintensidade #dormuscular #body #dica #fitness #treinoesportivo
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!