Quem já praticou exercícios físicos de forma intensa pelo menos uma vez na vida com certeza já passou por uma experiência nada agradável: a dor pós-treino. Esse desconforto, muito comum, indica que a atividade desempenhada exigiu mais do que os músculos “aguentavam”.
A dor pós-treino é provocada por microlesões nos músculos, pequenas fissuras em suas fibras, devido à realização de exercícios excêntricos, que ocorrem no sentido oposto ao movimento que os tecidos desempenham em sua contração. Isso gera a inflamação das regiões e, consequentemente, desconforto.
O indivíduo pode sofrer um desconforto, ao tentar efetuar os movimentos corriqueiros do dia a dia, como se sentar e levantar, além de ficar com os músculos inchados e rígidos.
Mas saiba que é possível prevenir esse incômodo, com massagem no local, aplicação de gelo, repouso e praticar atividades mais leves. Mas é importante falar que manter uma boa alimentação e cuidar da hidratação, fará com que as dores depois de treinar leve ou pesado, fiquem cada vez mais longe.
Dor pós-treino é comum e esperada, porém não pode causar incapacidade funcional no membro, por exemplo não conseguir esticar o braço.
A dor muscular de início tardio, tende a aparecer após 24h com pico máximo em 48h, em 72h tende a desaparecer por completo.
Quando há uma persistência da dor, houve uma lesão mais importante e deve ser avaliada por um profissional.
Vamos conversar sobre a sua saúde? Entre em contato comigo pelo WhatsApp, será um prazer ajudar!
(13) 99667-1110
CRM 111.657 - SP
Av. Conselheiro Nébias, 580 - cj 24 - Boqueirão - Santos/SP
#hipertrofria #hipertrofriamuscular #musculação #crossfit #treino #nutriçãoesportiva #nutrição #drjoaofaria
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!