A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) é uma condição que afeta homens por volta dos 50 anos, na verdade é mais prevalente em obesos, hipertensos, diabéticos, renais crônicos, ou seja, em homens com estado de saúde geral precário.
Com o tempo os organismos de homens e mulheres produzem uma quantidade menor hormônios importantes, como a testosterona (no caso dos homens) e o estrogênio (no caso das mulheres). O que acarreta inúmeros sintomas que prejudicam a qualidade de vida dos indivíduos.
Na mulher, isso é chamado de menopausa. Já nos homens é chamado de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM). Algo que durante anos foi chamado erroneamente de “andropausa”.
A baixa quantidade de testosterona pode provocar problemas como a perda de libido, disfunção erétil, anemia, diminuição da densidade óssea e massa muscular. Claro que essa mudança pode provocar desconfortos, problemas de saúde e afetar a autoestima do paciente.
Além da terapia de reposição hormonal, é importante uma mudança nos hábitos para tratar as potenciais comorbidades, melhorar o estilo de vida, com prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares, reduzir o peso em caso de obesidade e trata as potenciais comorbidades. Otimizando o estado de saúde.
Se você percebeu os sinais de envelhecimento e os sintomas citados nesse post, tire suas dúvidas com um profissional habilitado. Estou com a agenda aberta para te receber.
(13) 99667-1110
CRM 111.657 - SP
Av. Conselheiro Nébias, 580 - cj 24 - Boqueirão - Santos/SP
#drjoaofaria #medicodoesporte #andropausa #idoso #daem
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!