Será que você sabe interpretar os rótulos dos produtos de supermercados? Saberia diferenciar o que é mais ou menos saudável?
Nós crescemos replicando frases como “compra comida LIGHT/DIET que é melhor, não posso sair da dieta…” e, até pouco tempo, muitos acreditavam que o termo DIET era somente sobre redução de açúcar, que todos os produtos com essa classificação poderiam ser consumidos até por pessoas com diabete. Mas você sabe o que realmente significam esses termos?
LIGHT: são produtos que possuem baixo teor (-25%) de calorias ou de algum componente, como sódio, açúcar ou gorduras.
DIET: são produtos que possuem zero teor de algum ingrediente, como gordura, açúcar ou sal.
Mas sabe porque você deve olhar a composição e a tabela nutricional antes de consumir?
Apesar de reduzir alguns nutrientes, não significa que será menos calórico. Um alimento sem adição de açúcar - também encontrado como produtos ZERO, nos mercados - ainda pode conter o açúcar natural dos alimentos ou ter muito sódio e gordura.
Outro detalhe importante é que você deve saber qual foi o ingrediente reduzido ou eliminado. Uma pessoa com diabete, por exemplo, deve dar preferência aos alimentos diet sem açúcar, enquanto os hipertensos ou com problemas cardiovasculares devem priorizar produtos diet livres de sal, ou gorduras.
Comece por essas 2 boas substituições para a rotina: trocar leite integral pelo semidesnatado ou desnatado; e o chocolate ao leite por versões meio amarga, zero açúcar ou sem adição de açúcar.
Agora, se você quer melhorar sua qualidade de vida e fazer escolhas mais saudáveis, conte comigo para ver as recomendações de um nutricionista.
(13) 99667-1110 (Whatsapp).
CRM 111.657 - SP
Av. Conselheiro Nébias, 580 - cj 24 - Boqueirão - Santos/SP
#drjoaofaria #kikomedicinaesportiva #medicinaesportiva #esporte #nutrição #alimentacaosaudavel #produtolight #produtodiet #saúde #dieta #lowcarb #atleta
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!