Tem paciente que diz “comecei a correr porque eu sei que não tem erro”. Será?
Na realidade, não é bem assim. Corrida é exercício de impacto. Quando você entende isso, começa a tomar mais cuidados para não se prejudicar e não atrapalhar seu rendimento.
Existem tantos possíveis erros que eu selecionei um Top 5 das principais falhas que atletas iniciantes cometem.
5 - Não aquecer antes.
O alongamento serve para aumentar sua flexibilidade e prevenir lesões, dores nos músculos e articulações. Já o aquecimento (exercícios de pulo, corrida estacionada, caminhada) serve para estimular o sistema cardiorrespiratório.
4 - Não se hidratar.
O ideal é tomar 150ml de água a cada 10 minutos de corrida. Fique atento aos sinais da desidratação: sede, coração acelerado, tensão arterial baixa e rendimento baixo.
3 - Não se alimentar corretamente.
Independente do seu objetivo, JAMAIS inicie exercícios sem comer uma fonte de carboidrato. Seu corpo vai precisar dessa energia, e negar o alimento pode te deixar fraco e até desmaiar durante a atividade.
2 - Dormir pouco.
Mesmo que você goste muito de correr ou treinar, procure descansar. Isso vai ajudar a melhorar seu condicionamento físico e manter a imunidade do corpo, logo, menos chances de se lesionar ou ficar doente.
1 - Começar sem avaliação médica.
Por mais simples que pareça, a corrida não é para todos. Precisamos considerar quadros de doenças ortopédicas, histórico de lesões, condicionamento físico, saúde cardiorrespiratória e outros, por prevenção de acidentes.
Não subestimem a ajuda de um profissional. É a melhor forma de você alcançar o resultado esperado sem prejudicar a sua saúde.
Se precisar daquela força, conte com o meu apoio. Estarei te esperando na minha clínica.
(13) 99667-1110 (Whatsapp).
CRM 111.657 - SP
Av. Conselheiro Nébias, 580 - cj 24 - Boqueirão - Santos/SP
IMEDI: Rua Alexandre Martins, 99/101 - Aparecida - Santos/SP
#DrJoaoFaria #kikomedicinaesportiva #medicinaesportiva #médicodoesporte #atleta #corrida #atletismo #atletaamador #emagrecimento #atividadefisica #treino #saúde
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!