A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais.
Por conta das complexidades relacionadas à saúde do paciente, alguns cuidados básicos precisam ser tomados, especialmente sobre a alimentação.
Quais são as indicações?
Proteínas: o consumo não é restrito, pode ser consumido de 1,2 a 1,4g/kg de peso ideal ou desejável por dia, número que varia de acordo com o paciente.
Calorias: depois de contar proteína, adicionamos percentual de gordura e carboidrato que podem ser consumidos pelo paciente, considerando que os pacientes podem sofrer diabetes, obesidade ou até desnutrição e elevada perda de massa muscular.
Ao que devemos nos atentar:
Teor de fósforo presente em fontes proteicas devem ser equilibrados para não prejudicar o paciente com IRC.
Potássio deve ser controlado com exames de sangue, restringindo da alimentação caso aumente demais nos resultados.
Deve haver restrição de sódio para controlar a pressão arterial e evitar a ingestão de líquidos.
A quantidade de líquido também é controlada e prescrita, levando em consideração o volume residual urinário de 24hs com adicional de 500ml de líquidos. Sucos, gelatinas, gelos, caldos e sopas também entram neste cálculo.
Se esse é o momento de iniciar seu tratamento, agende uma consulta comigo para tirar suas dúvidas, iniciar os exames e criar um cardápio adequado e compatível com as necessidades do seu corpo.
(13) 99667-1110 (Whatsapp).
CRM 111.657 - SP
Av. Conselheiro Nébias, 580 - cj 24 - Boqueirão - Santos/SP
IMEDI: Rua Alexandre Martins, 99/101 - Aparecida - Santos/SP
#drjoaofaria #kikomedicinaesportiva #medicinaesportiva #esporte #doençarenal #doençarenalcronica #saúde #rins #práticadeesportes #vidasaudável #bemestar #controledepeso #emagrecimento #treino #musculação #nutriçãoesportiva
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!