Blog

COVID19 - CORONAVÍRUS

Por Dr. João Faria - 28/03/2021
COVID19 - CORONAVÍRUS

Para se combater um vírus é necessário criar a imunização da população, para isso existem dois jeitos:

Com vacina (que até o momento não temos) e por contaminação, com os índices de letalidade em crianças e jovens praticamente zero (com exceção das crianças com doenças prévias , como asma, cancer, etc).

Mandá-las para a escola é uma grande estratégia de imunizar as crianças já que elas quase não desenvolvem sintomas, isolando-as de idosos por um período, após um período as crianças já não vão mais se contaminar pois estão imunizadas, sendo assim não levariam mais riscos aos idosos.

Todo vírus precisa de um hospedeiro para sobreviver, ele usa as células do hospedeiro para se reproduzir, por isso ele morre depois de um tempo em superfícies, etc, se o hospedeiro tem anticorpos ele mata o vírus e não reproduz. Quanto maior o numero de imunizados a chance de parar a proliferação vai aumentando também, por isso o isolamento vertical (só da população de risco) nesse momento deve ser feita.

Não adianta deixar todos em casa aguardando a vacina, as pessoas morrem de muito mais doenças do que do COVID19, o isolamento horizontal foi MUITO importante para o sistema de saúde brasileiro tivesse tempo de se preparar e não faltar recursos, tanto é verdade que tem alas de hospitais vazias, esperando os casos de COVID19 que não aparecem.

Policiais, frentistas, entregadores, balconistas de farmácias e de padarias também estão expondo seus familiares...muitos também não tem como isolar idosos, VIDAS TEM O MESMO VALOR.

Todas cirurgias eletivas foram adiadas (cirurgias eletivas são cirurgias programadas sem caráter de urgência, ex: retirada da vesícula, uma biopsia etc.)

Volto a dizer é uma doença de baixa letalidade em jovens, a economia quebrada afetará, crianças, jovens, adultos e idosos.

O trânsito no Brasil mata mais que COVID19+H1N1+INFLUENZA JUNTOS, com risco igual para todos as idades com maior prevalência em adultos jovens em idade produtiva e os que não morrem muitos incapacitados...Alguém deixou de dirigir??? Tráfego Brasileiro foi parado???

Essa pandemia é uma guerra de caráter mundial, toda guerra há muitas baixas, devemos pensar e agir como tal. Pensar em uso objetivo para passar por essa GUERRA com os menores danos possíveis na economia e na saúde.

Bolsonaro está completamente certo.

E isso que aflige a oposição.

Dr. João Faria

 

Perguntas e repostas do Facebook sobre essa publicação:

 

Pergunta 1: Kiko, não concordo, pode não ser letal, mas complica, 3 colegas minhas estão entubadas é outra veio a óbito, a mais velha, 42 anos, sem comorbidades.

A composição familiar da maioria dos brasileiros são de avós, pais e netos na mesma residência, sendo impossível na maioria dos casos isolar idoso.

Não quero causar polêmica, só estou expondo uma vivência diferente da sua e do presidente.

Dr João Faria: Sobre suas amigas meus sentimentos, não sei quais motivos que levaram a óbito, mas casos como dela é fora da curva das estáticas mundiais, entendo muito o sofrimento seu e da família dela.

Tenho também 42 anos, na linha de frente correndo mais riscos no SAMU, que em um lugar em ambiente controlado. Mas por isso não posso me colocar em posição melhor do que de outro a minha vida tem o mesmo valor que qualquer uma, o paciente esperando um transplante, um câncer para ser operado.

Em saúde publica temos que olhar o que vai ser melhor para a população em geral. Quem não quiser ir ao trabalho, mandar filhos para escola que o façam, agora proibir as pessoas, segundo a OMS de baixo risco é um consenso de crianças e jovens, podem haver casos graves e levar a óbito, pode haver.... mas até agora não ocorreu ... o remédio NUNCA pode ser pior que a Doença.

Pergunta 2: Como não há vacinas por enquanto, não há estudo ainda definitivo se há ou não reinfecção. Não podemos esquecer que o H1N1 depois de pego não há imunidade e por isso devemos tomar anualmente a vacina. Liberar crianças e jovens trará uma grande catástrofe no país.

Dr. João Faria: Por isso mesmo a vacinação é anual, devido as mutações virais, as vacinas são feitas sempre com cepas do ano anterior, sempre há mutação, porem diferente da H1N1 NO MUNDO TODO, já se viu que em crianças e jovens como escrevi no texto, devido aos dados do MUNDO TODO, as baixas temperaturas favorecem a proliferação e disseminação do COVID19, como não sabemos quanto tempo terá mutações, mais um motivo para iniciar o isolamento vertical agora, antes do inverno, antes das pessoas perderem os empregos, antes das pessoas perderem os convênios por inadimplência.

Pouco se sabe desse vírus, mas como toda patologia respiratória viral, após o primeiro contato, mesmo se ocorrer uma mutação há uma certa resposta imunológica mais, tanto é que a vacina da gripe se pega cepas do ano anterior e não do mesmo ano... se seu raciocínio estiver certo a vacina da gripe não adiantaria de nada pois TODO ANO MUDA!!!

O que sabemos dele é que jovens sem comorbidades é branda a infecção, vírus não se replica sem hospedeiro, quanto mais rápido diminuir a probabilidade de transmissão em pacientes já imunizados pelo COVID19 deste ano, mais rápido e possível voltarmos a vida normal.

TODA VIDA E VÁLIDA, porém quem tem uma câncer de mama, também precisa de tratamento, cirurgias eletivas estão suspensas, será que essa mulher que é mãe de alguém, amor da vida de alguém, vai ter tempo para iniciar o tratamento? Terá ainda condições de pagar o convênio?

Você como homem inteligente, especialista de saúde publica sabe que o recurso é finito, e a saúde coletiva são feitas de escolhas árduas e difíceis, contemplando o máximo o maior número de cidadãos.

Em nenhum momento NÓS médicos colocamos $$$ acima de vidas, o que estou falando é que a doenças, problemas que matam muito mais hoje e com uma economia quebrada vão matar muito mais pois não teremos como tratar pacientes oncológicos, acidentes de trânsito, doenças cardiovasculares (350.000 por ano Brasil).

Sei o quanto você abomina o Bolsonaro, também não concordo com muita coisa, mas ele nesse ponto está certo.

Pergunta 3: O isolamento vertical foi tentado na Inglaterra e foi um desastre. Voltaram atrás. Todos os infectologistas e epidemiologistas tem total acordo que neste momento o melhor é o isolamento de todos.

Dr. João Faria: Foi tentado como primeira escolha, no inverno e sem conhecer seu comportamento no verão.

Hoje o isolamento na horizontal no reino unido esta sendo feito e o governo pagando 80% dos salários, sendo que eles tem recursos financeiros. No mundo todo, o Brasil se antecipou, fez o horizontal, esvaziou os hospitais para se preparam, conseguiram mais testes para passar para o segundo passo, e o isolamento vertical.

Para dai observarmos como vai se comportar a doença.

Pergunta 4:  Amigo, como se faz com as crianças que irão para a escola mas terão contato em casa com avós, pessoas mais velhas.

É muito comum, principalmente em comunidades carentes, a mulher ter sido abandonada pelo marido, companheiro e ter que voltar a morar com os pais junto com seus filhos, em casa de um ou dois cômodos, como preservar a saúde e o não contágio em situações assim?

Dr. João Faria: Muito boa sua pergunta, como os dados da OMS, crianças e jovens saudáveis tem quase zero de mortalidade, e sabendo que o ciclo do vírus de contágio e cura(imunização) gira em torno de 14 dias, contando que nem todas as crianças se contaminem juntas e não se curem ao mesmo tempo, colocamos uma margem de segurança de 25/30 dias para 80% de todas as crianças nas escolas terem contato e não serão mais hospedeiras.

Como você falou há muitas famílias que moram todos juntos, o que aumenta muito os riscos, mas como você sabe no direito e na policia, se a condenação do réu é inevitável, você como advogado, recorre da decisão, entra com recursos, para protelar a execução da pena, e por fim pede a redução da pena, porém seu cliente é condenado, mas você fez de tudo para MINIMIZAR A SITUAÇÃO, do mesmo jeito que devemos fazer com famílias onde não tem como escapar, se houver parentes de altíssimo risco, mais de 70 anos, com comorbidades, não deixaremos as crianças irem nos próximos 25/30 dias período onde haverá muitos contágios, depois disso vamos mandar as crianças e manter as medidas de higiene lavagem das mãos, separação de utensílios pessoais em casa, máscara no avos e vigilância na higiene deles...assim faremos o DAMAGE CONTROL, todos vamos ter que entrar em contato, o Policial está na rua fazendo rondas, muitos moram com pais também, correndo riscos, técnicos de enfermagem, etc.

Nesse momento não tem classe / raça / ideologia...todos estamos com riscos de contágio.

Porém quebrar o país, desemprego, falta de $$$ para comer, remédios, perder planos de saúde etc. É muito pior...e como é pior.

A sua profissão que você domina tão bem, você sabe não dá para inocentar todos, mas você defende, recorre e minimiza as penas.

Infelizmente, não temos muitas soluções boas para todos...Temos que DILUIR o sofrimento, TODOS ESTAMOS SOFRENDO, TODOS ESTAMOS PAGANDO UMA CONTA QUE NÃO É NOSSA...infelizmente há sempre interesses de nações sobre as outras, guerras comercias, de poder, não é de hoje e nunca irá acabar...a humanidade já passou guerras, epidemias, pandemias...tivemos perdas irreparáveis, nenhuma morte é aceitável, mas se não temos saídas, temos que tentar equacionar os riscos, de todos os lados e mediar soluções como falei, isolamento vertical, retorno seletivo para as famílias que não tem muita escolha, se não fizermos isso vai morrer gente de doenças que estavam controladas, não haverá mais como ter vacinas para todas outras doenças, que matam mais que o covid19, tétano, hepatite B , sarampo, etc.

Como médico penso em salvar mais vidas que posso, muitas vezes NÃO consigo...obrigado pela pergunta e se você não entendeu meu ponto de vista ou tem uma outra sugestão me fale.

Grande abraço!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Fale conosco no WhatsApp
(13) 99667-1110
Aguarde..