Alimentação e SOP tem mais relação do que você pode imaginar.
A Síndrome do Ovário Policístico é um problema muito comum entre as mulheres, caracterizada pela disfunção hormonal que pode afetar o organismo, causando diversos efeitos.
Os principais sintomas da síndrome são: menstruação irregular, sobrepeso ou obesidade, infertilidade, excesso de pelos em áreas incomuns, acne, alopecia, seborréia, escurecimento nas áreas de dobras da pele e cansaço excessivo.
Algumas das formas de criar um diagnóstico é realizado o ultrassom transvaginal (para identificar os cistos), testes de resistência à insulina, avaliação hormonal (mulheres com SOP tendem a ter aumento dos hormônios da tireóide, prolactina, testosterona e o cortisol) e avaliação metabólica.
Por terem maior tendência a engordar por conta da resistência à insulina e fatores hormonais, certos alimentos podem agravar o quadro de SOP, principalmente o excesso de carboidratos, processados e industrializados.
E o revés também é verdadeiro: ter uma dieta balanceada pode controlar o quadro de SOP.
O que você deve evitar: açúcar, carboidratos (refinados, brancos e simples), refrigerantes (mesmo “light” ou “diet”), alimentos processados ou ultraprocessados. Corte também o cigarro e álcool, que vai melhorar outros aspectos da sua qualidade de vida.
O que você pode incluir: mais proteína animal e vegetal (evite os processados!), mais frutas que não sejam doces (morango, framboesa, cereja, amora, etc) e fibras (vegetais crus e frutas com casca). Tudo bem consumir frutas com mais carboidrato, desde que combine com alimentos ricos em proteína ou gorduras boas (castanhas, iogurtes e queijos).
A SOP é um problema crônico, ainda não existe uma cura definitiva (nem mesmo a cirurgia). Mas sim, é possível manter seu corpo mais saudável e emagrecer comendo os alimentos certos.
Mulher, precisa de uma ajuda? Vamos conversar e agendar uma consulta para avaliarmos seu quadro.
(13) 99198-8935 (WhatsApp)
#DrJoãoFaria #KikoMedicinaEsportiva #SOP #sindromedoovariopolicistico #ováriopolicístico #mulhercomSOP #emagrecimento #nutricaoesportiva #alimentacaosaudavel #medicinaesportiva #atividadefisica #atividades
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!